tag:blogger.com,1999:blog-63053614420629625302024-02-08T08:32:47.460-08:00Atos ApócrifosD.F.Izidrohttp://www.blogger.com/profile/08567667365515601532noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-6305361442062962530.post-7337777535656958172007-04-23T10:57:00.000-07:002007-04-23T10:59:35.508-07:00FACULDADE TEOLÓGICA CRISTÃ DO BRASIL – F.T.C.B.<br />Literatura Cristã Primitiva<br />Denes Izidro, Professor ©<a title="" style="mso-footnote-id: ftn1" href="http://www2.blogger.com/post-create.g?blogID=6305361442062962530#_ftn1" name="_ftnref1">[1]</a><br /><br />OS ATOS DOS APÓSTOLOS APÓCRIFOS<a title="" style="mso-footnote-id: ftn2" href="http://www2.blogger.com/post-create.g?blogID=6305361442062962530#_ftn2" name="_ftnref2">[2]</a><br /><br />1. Preliminares<br /><br />· As obras conhecidas como “atos apócrifos dos apóstolos” são coleções de histórias que eram narradas e transmitidas no seio das comunidades cristãs.<br />· Os Atos dos Apóstolos apócrifos chegaram até nós somente na forma de fragmentos, no entanto muito numerosos e de grande valor.<a title="" style="mso-footnote-id: ftn3" href="http://www2.blogger.com/post-create.g?blogID=6305361442062962530#_ftn3" name="_ftnref3">[3]</a><br />· Diferentemente dos Evangelhos apócrifos, os Atos nunca concorriam com os Atos de Lucas por causa da época em que foram escritos e de sua função também distinta.<br />· O fato de terem restado tantos fragmentos destes Atos apócrifos se deve a sua popularidade e ao próprio acaso (Vielhauer,2005).<br />· Nos século IV d.C., os Atos de Pedro, João, André, Tomé e Paulo foram reunidos num corpus, que gozava de alto prestígio entre os maniqueus<a title="" style="mso-footnote-id: ftn4" href="http://www2.blogger.com/post-create.g?blogID=6305361442062962530#_ftn4" name="_ftnref4">[4]</a> e que certamente havia sido compilado por eles, que é do conhecimento de Agostinho e comentado e combatido ainda no século IX pelo patriarca Fotino de Constantinopla.<br />· Os Atos dos Apóstolos apócrifos são de diferentes autores e procedem de círculos distintos. Apesar de se repetirem determinados temas e de alguns pontos teológicos comuns, os Atos dos Apóstolos apócrifos não formam uma unidade;antes, cada um destes livros tem sua própria característica teológica e literária, e deve ser avaliado em particular.<br />· Os Atos dos Apóstolos apócrifos geralmente datam do final do II século e meados do III d.C, mas também podem chegar até o IV século.<br /><br />2. Gênero Literário<br /><br />· A pergunta mais imediata sobre o gênero literário dos Atos apócrifos é sobre se eles pertencem ao mesmo gênero literário dos Atos canônico de Lucas.<a title="" style="mso-footnote-id: ftn5" href="http://www2.blogger.com/post-create.g?blogID=6305361442062962530#_ftn5" name="_ftnref5">[5]</a><br />· Muitos estudiosos têm respondido de forma negativa a essa pergunta,não obstante ajam de fato pontos de contato formal e conteudístico entre os Atos canônico e os Atos apócrifos.<br />· F.Pfister enquadrou os Atos dos Apóstolos apócrifos na antiga literatura de pra/ceij , isto é, literatura que descreve os atos de grandes personalidades históricas ou míticas, sejam atos naturais ou sobrenaturais, nos quais se manifestam virtudes (a)retai/) e poderes (du/na/meij).<br />· Rosa Söder chega à conclusão de que os Atos dos Apóstolos apócrifos seriam uma literatura romanesca, isto é, de romance; contudo não seriam verdadeiros romances, e quanto a forma não seriam um gênero uniforme; seriam narrativas populares, destinadas ao povo, não tanto às pessoas cultas, como os romances comuns.<br />· Eles também apresentam relação de parentesco com muitos elementos de lendas e contos da antiguidade, conforme demonstrou R.Söder em sua monografia.<br /><br />3. Motivação e Originação Histórica<br /><br />· O surgimento dessa literatura se deu a partir do crescente interesse pelos Apóstolos. O próprio Lucas em seu Atos canônico já testemunha tal interesse quando de sua redação com base em duas grandes sumidades apostólicas – Pedro (1.-12) e Paulo (13-28).<br />· As comunidades sentiam a necessidade de saber mais e com mais exatidão sobre todos os Apóstolos.<br />· Esse interesse tem as seguintes razões: (1) diante das manifestações heréticas, é preciso se voltar para os Apóstolos como aqueles que asseguravam a sã doutrina; e (2) os apóstolos estavam sendo considerados como verdadeiros qei=oi a)/ndrej (homens divinos) – o que se expressa bem nos Atos apócrifos. Essa última visão dos apóstolos foi estimulada pela abundância de figuras que percorriam o mundo daquele. O desafio consistia em sobrepujar essa concorrência. Os Apóstolos assumiam mais e mais os traços desses concorrentes, inicialmente na apresentação e na glorificação oral deles, depois na apresentação literária (os Atos Apócrifos).<br />· Portanto, a necessidade de uma Literatura de Entretenimento Especialmente Cristã que pudesse concorrer com a literatura secular era tão forte quanto o propósito religioso.<br />· Não obstante os elementos heréticos e gnósticos, os Atos dos Apóstolos Apócrifos foram bastante estimados pela igreja nos séculos II a IV d.C.<br /><br />4. Descrição dos Principais Atos Apócrifos<br /><br />· Atos de Pedro (180-190 d.C.) – descreve a história do ministério de Pedro em Roma após a saída de Paulo para a Espanha, entre milagres e disputas com o mágico Simão. Deve ter sua origem na Ásia Menor ou em Roma.<br />· Suas principais fontes são: a tradição apócrifa a respeito da permanência de Pedro em Jerusalém por doze anos e seu martírio em Roma e a tradição neotestamentária a respeito do embate de Pedro com o mago Simão (At.8.18ss).<a title="" style="mso-footnote-id: ftn6" href="http://www2.blogger.com/post-create.g?blogID=6305361442062962530#_ftn6" name="_ftnref6">[6]</a><br />· Atos de Paulo (200 d.C.) – descrevem os atos kerygmáticos e miraculosos de Paulo, e também de Tecla, no contexto de uma viagem missionária de Paulo à Roma. Neste conta-se da conversão e trabalho de Tecla ao lado de Paulo, bem como de seu martírio por Nero, em Roma. Provavelmente escrito por um presbítero da Ásia Menor e, apesar de seu grande volume, o que ficou preservado é bastante fragmentário. <a title="" style="mso-footnote-id: ftn7" href="http://www2.blogger.com/post-create.g?blogID=6305361442062962530#_ftn7" name="_ftnref7">[7]</a><br />· O enredo segue basicamente o seguinte esquema: Paulo prega a castidade, há grande sucesso entre as mulheres, indignação e ciúme dos maridos, noivos e amantes, depois perseguição, prisão e mau trato do apóstolo, visita de discípulas em sua prisão e libertação.<br />· Atos de João (II d.C.) – conta dos atos do Apóstolo João, filho de Zebedeu, por ocasião de duas viagens missionárias – de Jerusalém a Éfeso e de Éfeso para Laodiceia, depois seu retorno e permanência em Éfeso até a sua morte.<br />· Atos de Tomé (III d.C.) – Narram primeiramente o trabalho missionário de Tomé na Índia, região que lhe coubera quando da divisão do mundo em zonas missionárias. Ali Tomé realiza a missão por meio de discursos e de milagres, depois vem o seu martírio. A narrativa está dividida em treze pra/ceij numeradas e providas de títulos, e tem o título pra/ceij tou= a(gi/ou a)posto/lou Qwma= com razão; o escrito alista atos ao lado de atos, sem dedicar interesse maior às viagens entre elas.<br />· Atos de Tomé revela muitos pontos de contato com o Evangelho de Tomé copta e de fato deve ter surgido na Síria Oriental no III século d.C. Estes dois textos são os documentos mais importantes do gnosticismo cristão daquele tempo e daquela região. Suas numerosas traduções e o uso freqüente pelos maniqueus testemunham sua importância. Os Atos de Tomé são, portanto, os mais interessantes dentre os Atos dos Apóstolos apócrifos (Vielhauer, 2005).<br /><br /><a title="" style="mso-footnote-id: ftn1" href="http://www2.blogger.com/post-create.g?blogID=6305361442062962530#_ftnref1" name="_ftn1">[1]</a> Denes Izidro é Pastor evangélico e estudioso de Novo Testamento, desenvolvendo pesquisas na área de Bíblia e literatura cristã primitiva canônica e não-canônica. Além disso, é também professor de Língua, Literatura, Contexto e Teologia do NT, e outras disciplinas na área de Bíblia e seu contexto histórico-literário, na Faculdade Teológica Cristã do Brasil (DF). © todos os direitos autorais desta obra devem ser preservados.<br /><a title="" style="mso-footnote-id: ftn2" href="http://www2.blogger.com/post-create.g?blogID=6305361442062962530#_ftnref2" name="_ftn2">[2]</a> Vielhauer,Phillip.História da literatura cristã primtiva.Academia Cristã: São Paulo; Koester,Helmut.Introdução ao novo testamento – História e literatura do cristianismo primitivo.Paulus: São Paulo; www.wikipedia.org.<br /><a title="" style="mso-footnote-id: ftn3" href="http://www2.blogger.com/post-create.g?blogID=6305361442062962530#_ftnref3" name="_ftn3">[3]</a> Atos de Pedro e Atos de Paulo, por exemplo, tiveram uma transmissão manuscrita limitada;e embora seja possível uma reconstrução, lacunas e incertezas ainda são uma realidade.<br /><a title="" style="mso-footnote-id: ftn4" href="http://www2.blogger.com/post-create.g?blogID=6305361442062962530#_ftnref4" name="_ftn4">[4]</a> Maniqueísmo, <a title="Filosofia" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Filosofia">filosofia</a> religiosa sincrética e dualística ensinada pelo profeta persa <a title="Mani" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Mani">Mani</a> (ou Manes) combinando elementos do <a title="Zoroastrismo" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Zoroastrismo">zoroastrismo</a>, <a title="Cristianismo" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Cristianismo">cristianismo</a> e <a title="Gnosticismo" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Gnosticismo">gnosticismo</a>, condenado pelo governo do <a title="Império romano" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Imp%C3%A9rio_romano">império romano</a>, filósofos <a title="Neoplatonismo" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Neoplatonismo">neoplatonistas</a> e <a title="Cristão" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Crist%C3%A3o">cristãos</a> ortodoxos.<br /> <a title="" style="mso-footnote-id: ftn5" href="http://www2.blogger.com/post-create.g?blogID=6305361442062962530#_ftnref5" name="_ftn5">[5]</a> Köester acredita que ao compor Atos Lucas pode ter se valido de coleções de histórias sobre Pedro e Paulo como as descritas nos Atos de Paulo e Pedro,apócrifos.Cf.Köester,Helmut,op.cit.,pg.348.<br /><a title="" style="mso-footnote-id: ftn6" href="http://www2.blogger.com/post-create.g?blogID=6305361442062962530#_ftnref6" name="_ftn6">[6]</a> A conhecida história Quo vadis? é relatada nesse texto, bem como a crucificação de Pedro de ponta-cabeça a pedido do mesmo. O texto também registra aparições de Pedro a seu amigo Marcelo, repreendendo-o pelo sepultamento luxuoso, e a Nero, a quem intimidade com golpes a desistir de sua planejada perseguição aos cristãos.<br /><a title="" style="mso-footnote-id: ftn7" href="http://www2.blogger.com/post-create.g?blogID=6305361442062962530#_ftnref7" name="_ftn7">[7]</a> Este texto relata algo da fisionomia de Paulo: “um homem de baixa estatura, de cabeça calva e pernas arqueadas, em atitude nobre, de sobrancelhas unidas e de nariz um pouco saliente, cheio de encanto; pois ora parecia um ser humano, ora tinha o rosto de anjo” AtPaul.D.F.Izidrohttp://www.blogger.com/profile/08567667365515601532noreply@blogger.com1